5 Erros ao usar sua Panela de Pressão

riscos-panela-de-pressao

Uma das grandes aliadas na cozinha é a panela de pressão, que proporciona rapidez e cozimento certo dos alimentos, além da agilidade que a vida contemporânea necessita.

Porém, o que muitos não sabem é que apesar de tantos pontos positivos, ela pode oferecer muitos riscos a sua residência e saúde se manuseada de forma incorreta! Quer descobrir quais são os cinco erros que você pode cometer ao usar sua panela de pressão? Então acompanhe a matéria abaixo!

riscos-panela-de-pressao

1- Cuidado à válvula de segurança

Você não sabe o que é? A gente te explica! Sabe aquele “botãozinho” que fica ao lado do pino que regula a pressão da panela? Prazer, essa é a válvula de segurança!

É justamente esse pequeno dispositivo que controla a pressão da panela. De acordo com Vanderlei Atti, da comissão de estudos de Utensílios Domésticos Metálicos, do Sindicato Indústria Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (SIAMFESP), o não funcionamento dessas válvulas é o principal motivo que faz com que as panelas de pressão explodam. Mas como sei se ela está funcionando? É simples, fique sempre atento se as válvulas estão soltando fumaça e fazendo barulho. 

2- Manutenção das válvulas

O que poucas pessoas sabe é que as panelas de pressão precisam de manutenção conforme são usadas. Apesar do longo tempo de vida útil dessas panelas, elas precisam estar sempre com sua manutenção em dia, pois algumas peças podem se desgastar e com o mau funcionamento causar acidentes, como as válvulas. Mas tome cuidado, a substituição dessas peças deve ser feita por um profissional qualificado e de preferencia com peças originais da panela, seguindo as instruções do fabricante.

3- Chiado na panela

É muito comum o chiado das panelas, assim como a variação desse chiado que resulta do que está sendo cozido. O problema ocorre quando esse chiado some, o que é um alerta! Se a sua panela de pressão parou de chiar, tome cuidado, pode estar com o pino ou válvula entupido! Por isso é muito importante a lavagem correta da panela.

4- Encher de mais a panela

A quantidade de água e alimento dentro da panela de pressão não pode ultrapassar 2/3 da capacidade máxima da panela de pressão. Colocar mais do que isso em sua panela pode resultar no entupimento das válvulas e em seguida uma explosão! Sempre siga as instruções do seu fabricante.

5- Esquecer a panela no fogo

Pode parecer algo simples, mas é o principal motivo de acidentes domésticos. Assim, fique sempre de olhos abertos para não ultrapassar o tempo correto da panela no fogo.

Além disso, a panela de pressão só deve ser aberta depois de fria e completamente sem pressão, para que não aconteçam acidentes como explosão ou até mesmo que a comida fervendo caia na pessoa. Por esse fato, muitas pessoas possuem o costume de colocar a panela de pressão ainda quente debaixo da água corrente da torneira afim de esfria-la mais rápido, mas é um enorme risco a se correr, uma vez que a panela não explodirá mas pode gerar terríveis queimaduras de vapor.

Para saber mais sobre os riscos que sua casa pode correr e como se prevenir, clique aqui e vá direto para a nosso post de Seguro Residencial

Achou útil essa matéria sobre os 5 erros cometidos ao usar a panela de pressão? Então se previna, faça um seguro Residência no botão abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.