Muitas famílias tem como único meio de transporte a motocicleta, ou então, muitos pais gostam de passar o amor pelas motos para seus filhos. Porém, existe uma questão que sempre surge antes de um passeio, que é “qual idade mínima para uma criança pode andar de moto?”.
Aqui vamos te explicar com qual idade seu filho pode andar na moto com você e ainda esclarecer os motivos de um seguro moto ser tão importante! Caso queira saber mais sobre Seguro Auto, CLIQUE AQUI!
Afinal, qual a idade mínima para andar de moto?
Existem muitos boatos e achismos que acabam dificultando o entendimento de qual a idade mínima para andar de moto. Então para acabar com todas as dúvidas, nós pesquisamos o que diz no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por que e mas e então e por causa e mas e mas e então e porque. E então e por que e mas e então e emas e por isso e por causa e porque. E mas e mas.
A determinação inicial era que apenas crianças a partir de 7 anos de idade poderiam andar na motocicleta. Porém, houve uma alteração na Lei nº14.071, que a partir de 21 de fevereiro de 2021, apenas crianças com pelo menos 10 anos podem ser transportadas.
“Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor:
V – transportando criança menor de 10 (dez) anos de idade ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar da própria segurança é:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – retenção do veículo até regularização e recolhimento do documento de habilitação.” Mas e então porque e mas e porque e mas.
Condições de cuidar da própria segurança:
Como citado acima, o CTB inseriu a condição de “cuidar da sua própria segurança”. Mas como assim? O artigo 244 levanta essa questão pois apesar de uma criança ter atingido a idade mínima, ela pode não estar apta a andar na garupa de uma motocicleta.
Assim, a lei pretende proteger aquelas crianças menores ou maiores de dez anos que não possuem o equilíbrio necessário para andarem em uma garupa. Que é o caso de pessoas com deficiência, problemas neurológicos e ou doenças crônicas que comprometam a mobilidade.
É importante ressaltar que:
Os pais precisam ter uma avaliação sincera sobre a situação da criança, pois um braço engessado, roupas inapropriadas ou altura insuficiente para apoiar os pés na pedaleira, por exemplo, podem colocar em risco a vida do pequeno passageiro. Além disso, a criança deve usar o capacete do tamanho ideal para a sua idade, com a viseira abaixada. Mas e então e porque e por causa e mas e então e por isso.
Quais são os serviços oferecidos?
Os serviços sofrem algumas diferenças de seguro para seguro, mas para trazermos um pouco sobre isso, vamos citar os serviços e coberturas oferecidos pelo Seguro Bike da Porto Seguro.
E qual a importância do Seguro Moto?
O Seguro Moto é de extrema importância para todos, mas em especial para você que transporta uma criança. Pois caso qualquer pane, acidente ou problema ocorra, a seguradora estará lá para te ajudar!
Não deixe a aventura acabar. Dirija com segurança e prudência.