Principais cuidados com o carro que devemos ter diariamente

seguro-auto

Principais cuidados com o carro que devemos ter diariamente

Ter um carro é uma excelente maneira de ter maior autonomia e conforto, atendendo melhor às necessidades básicas do dia a dia. Porém, para usufruir das vantagens que ele traz, é necessário que alguns cuidados com o carro sejam mantidos. Pois faz parte de uma conduta prudente, para inclusive evitar riscos e garantir maior segurança aos usuários. A maioria desses cuidados são diários.

Então, preparamos para você esse conteúdo para explicar quais são as principais medidas que ajudam a assegurar melhor desempenho e tranquilidade em relação ao seu veículo! Confira e saiba por que cada uma delas é importante:

Importância de revisão e cuidados com carro

Quem tem um veículo ou já pesquisou bastante a respeito, já deve ter se deparado muitas vezes com o termo “revisão”. Mesmo que um carro esteja funcionando bem, a revisão periódica é imprescindível para checar se está tudo certo com o seu carro.
Na revisão, são verificados itens como componentes do sistema elétrico e mecânico, para ver se estão funcionando corretamente.  O alinhamento e a calibragem dos pneus também são analisados, além da suspensão, amortecedores e — geralmente — fluido de freio, o que garante maior segurança ao motorista e evita acidentes de trânsito.

Muitas vezes, a pessoa pode até não ter percebido que algum item começou a apresentar desgaste, o que é muito comum, não encare como desleixe. Durante a revisão, ela pode ser alertada a esse respeito e promover as correções e adaptações necessárias, pois problemas em sistemas assim podem colocar os passageiros e motoristas em grande risco de vida!

Um carro que esteja desalinhado costuma apresentar acometimento da dirigibilidade, dificultando o controle adequado. Do mesmo modo, problemas na frenagem, por exemplo, podem resultar em sérios acidentes.

Principais cuidados com o carro diariamente

Embora a revisão seja muito importante e necessária, os cuidados com o carro devem fazer parte do dia a dia. É cuidando dele na rotina que você tem maior chance de notar desvios e falhas, se prevenindo, evitando gastos e fazendo-o também durar mais. A barra de direção é um dos fatores que requerem atenção. Mas há muitos outros!

Em geral, a manutenção pode ser preventiva (ou preditiva, que pode dizer o que está para acabar e ser trocado em breve) ou corretiva, mas independentemente de ter um profissional sempre olhando o veículo — o que é muito importante e indispensável — cabe ao dono também conhecer as recomendações para ter um veículo sempre funcionando bem.

Então quais são as medidas cotidianas que devem ser tomadas para melhorar o desempenho e vida útil do veículo?

Verifique o nível da água e dos Lubrificantes

Regularmente, esteja atento ao nível de água do seu carro. Lembre-se de que a água é o que refrigera todo o sistema do veículo, por isso ela não pode faltar. Sua ausência pode gerar o superaquecimento e fazer com que partes do seu veículo venham a fundir, como por exemplo, o motor. Caso haja um superaquecimento do carro, ele pode parar e te deixar desamparado na rua. Isso não é seguro e nem tão fácil de resolver.

Então, para evitar esses problemas é recomendado que sempre verifique o compartimento de água. Em média, no radiador, ela deve durar bastante, às vezes por volta de 30 mil km rodados. Mas analisar cotidianamente é importante para ver se não estão ocorrendo eventuais vazamentos, também.

De igual forma, os lubrificantes desempenham um papel importante, impedindo que as peças entrem em atrito e se danifiquem. Para que você consiga verificá-lo, é simples, basta consultar o manual do veículo e seguir as instruções por conta própria ou abrir o capô e localizar a vareta de medição, examinando a cor e textura do óleo. Se ainda assim achar que não vai conseguir é só direcionar o seu veículo a um mecânico ou local especializado.

Fique atento a barulhos

O carro fazendo barulhos estranhos ou diferentes é indicativo de alguma coisa não está certa! Pois o barulho indica que alguma peça pode estar solta ou outros tipos de irregularidades que precisam de atenção. Caso não tenha algo enroscado em algum componente ou peça (veja o motor com cuidado para analisar), ou nas redes e embaixo, é preciso checar de onde vem o barulho.

Um dos barulhos que mais chamam atenção é o das pastilhas de freio, quando estão desgastadas. Isso é muito sério e você não pode ignorar! Se ouvir algo riscando seu veículo ao frear, muita atenção! Leve ao mecânico e veja se já está na hora de trocá-las.

Alguns carros possuem a manutenção mais cara; outros, mais barata, mas em nenhum caso você pode deixá-los sem essa providência.

Mantenha o seu carro limpo.

Faz parte dos cuidados com o carro mantê-lo sempre limpo e higienizado. Além do conforto que isso proporciona, evita que ele se deteriore mais rapidamente e que bichos sejam atraídos ao seu interior.  Sujeira em excesso pode atrair até mesmo bactérias e fungos que se proliferam nele, colocando a saúde em risco. 

Dependendo da sujeira, é importante lembrar que ela pode envolver o apodrecimento com o tempo (como no caso do resto de alimentos). É por isso que é preciso eliminá-los. Em outros casos, dependendo de onde se circulou com o veículo, barro demais ou até areia podem entrar em pequenos espaços dos sistemas, prejudicando seu funcionamento.

Freios, um cuidado importante.

E como já citado um pouco acima, os freios devem receber atenção especial nos cuidados com o carro. Mas além das pastilhas, há outros fatores aos quais se atentar. É preciso observar a vibração no freio. Em alguns carros, ela pode significar que tambores ou discos do sistema de freio estejam empenados. Isso dificulta a boa frenagem, colocando em risco o condutor e outras pessoas.

Tenha Seguro!

Por fim, o mais importante entre os cuidados com o carro, você não pode se esquecer de ter um seguro. Mesmo que ele seja de coberturas mais básicas, sua falta pode significar enormes prejuízos no caso de imprevistos —  não vale a pena arriscar!

Um seguro auto é a melhor forma de se proteger contra aquilo que não depende de você e pode trazer muita dor de cabeça. Com o seguro (e lembrando que quantas coberturas puder contratar melhor), você tem tranquilidade para dirigir e assistência 24h no caso de qualquer problema inesperado.

Caso tenha dúvidas sobre o que é um seguro auto, clique aqui e entenda mais sobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *